CATARInaEUROPA

De viagem por Budapeste, Praga, Viena, Berlim e Bratislava

quinta-feira, agosto 10, 2006

O beijo


Fiquei fã dos bike tours. Descobri que quando se tem pouco tempo para conhecer uma cidade, não há melhor que a bicicleta: permite-nos ter uma noção geral dos locais a visitar, leva-nos menos tempo a alcançá-los e é ecológico. Por isso, inscrevi-me num bike tour por Viena.
Alguns dos locais por onde passamos a pedalar já eu tinha ontem percorrido a pé, mas hoje fiquei a saber alguma coisa sobre a História de Viena e outras curiosidades. Por exemplo: perante uma estátua dourada de Strauss (que inventou a valsa) soube que outrora tinha sido preta. Ao que parece, um grupo de turistas japoneses nos anos 80, achou que seria muito mais bonita se fosse dourada. De regresso ao Japão organizaram uma colecta de dinheiro que enviaram para o presidente da Câmara de Viena para que este revestisse a estátua a ouro. Ao que parece, os japoneses nao se limitam a disparar as suas câmaras fotograficas, sabem exactamente de que cor querem os objectos das suas fotos.
Da parte da tarde fui visitar o Palácio de Belvedere. Escolhi este museu, de entre os muitos que existem em Viena, por albergar a maior colecção de quadros do pintor Gustave Klimt. Entre outras obras lá estava ele: "O Beijo", o quadro mais carismático de Klimt.
Há algumas semanas fui ver o filme "Klimt" ao Monumental, sobre a vida deste pintor, com John Malkovich como Klimt. Talvez um dos piores filmes dos últimos tempos! Contudo, hoje, ao visitar o Belvedere consegui reconhecer algumas das suas obras e percebe-las um pouco melhor. Afinal os 5 euros gastos no filme valeram a pena!

Estou na recta final da minha viagem. Amanhã vou passar o dia a Bratislava e sábado regresso a Budapeste, ao ponto onde comecei.

4 Comments:

At 1:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que pena, está mesmo a acabar a tua viagem. Isto não quer dizer que não tenho saudades, muito pelo contrário. Mas ao fim de 13 dias já estamos habituados a ler todos os dias as tuas crónicas. Vai-nos fazer falta, no intervalo do nosso trabalho ou das nossas férias, vir aqui ao teu blog e poder sonhar um pouco com as cidades maravilhosas que tu já passaste. É que podes não acreditar mas a maneira como escreves as tuas histórias, chega mesmo ao nosso imaginário e dá a sensação que afinal não viajaste sozinha e que nós todos estivemos sempre do teu lado.
Não te preocupes que no Domingo às 14 horas vou estar no aeroporto à tua espera. Por isso, até já, e aproveita os dias que ainda te faltam. Boa viagem.

P.s. Desculpa, mas esta é a última vez que posso escrever no teu blog porque estou sem Internet em casa e só posso escrever no trabalho.

 
At 6:45 da tarde, Blogger Ricardo said...

Pois é, andar de bike é viciante. Eu tb já descobri que fazer um bike tour por uma cidade é muito mais gratificante e consegue-se ver sempre um pouco mais em menos tempo.
O pior é qd queres conhecer o mundo em bicicleta

 
At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É um privilégio poder viajar diariamente tão perto das coisas graças ao teu trabalho de escreveres para nós.
Fiquei muito interessado nos biketours de Berlim e Viena.
Voa, Catarina, que as férias são demasiado curtas.
Bjs
Jaime

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amiga...
"O que é bom passa depressa" mas nós por cá também já estamos cheios de saudades e aguardamos, ansiosamente, todas as histórias que ficaram por contar aqui no teu blog.
Estou oficialmente de férias por isso não vou conseguir ler o teu blog antes de regressares, o que é uma grande chatice porque confesso que já estava viciada.
bom regresso a casa, boa viagem e muitos beijinhos já cheios de saudade.
AD

 

Enviar um comentário

<< Home