CATARInaEUROPA

De viagem por Budapeste, Praga, Viena, Berlim e Bratislava

quarta-feira, agosto 09, 2006

O bolo da noiva



Hoje foi um dia sem relógio: deitei-me ao meio dia em Viena , depois de 13 horas de viagem de comboio desde Berlim; acordei às 15 horas, almocei as 17 horas e jantei as 22 horas. Não fiz mais nada senão passear sem destino por esta cidade.
Li algures, antes de vir, que se Nova Iorque é a "Grande Maçã", então Viena é o "Bolo da Noiva". Nenhuma frase podia acentar melhor a esta cidade! Mas este é um bolo da noiva onde todos metem o dedo para provar o chantily, isto porque Viena é um monumento vivo!
Cada passo que damos deparamo-nos com mais um monumental palácio, museu, igreja, catedral, jardim... Mas ao contrário, por exemplo de Praga ou Roma, cidades onde dificilmente descobrimos verdadeiros moradores, em Viena, todos estes locais são desfrutados ao máximo pelos austríacos. Os parques e jardins estão cheios de gente a dormir uma sesta, jogar ao disco ou a fazer piqueniques; e nas ruas de comércio (repletas de gente - daí a alusão a Nova Iorque) conseguimos ver mais do que apenas japoneses com as suas câmaras digitais.
Ao entardecer fui andar na roda gigante (um clássico, tipo ir a Roma e não ver o Papa), mas vale a pena a vista lá de cima.
No hostel falaram-me num festival de cinema sobre música clássica. Resolvi passar por lá. Para além de um ecrã gigante instalado sobre o edificio da Câmara Municipal (qualquer coisa de grandioso) que passava um concerto de música clássica, toda esta praça está repleta de barraquinhas de comes e bebes (com muito gosto, qual cadeiras de plástico...). Decidi-me por uma paella (eu sei, nada típico...) e uma sangria. Sentei-me numa mesa onde já estava uma senhora. Era portuguesa! Conheci a Carla e a Ana, duas professoras de Lisboa que me acompanharam no jantar.
Afinal bebi mais duas sangrias enquanto acabava de ouvir o concerto. Vim para casa a assobiar!

7 Comments:

At 1:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Continuo a ler com muito interesse
o blog.

 
At 1:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Continuo a ler com muito interesse o blog. È espantoso como com textos que nem são muito grandes consegues dar uma ideia muito interessante quer dos sítios quer dos contactos humanos e das tuas vivências,fazendo crescer água na boca a quem cá ficou. A tua aventura acaba por nos fazer sonhar em embarcar numa experiência idêntica.Por outro lado acabamos por nos sentirmos próximos de ti através deste tipo de comunicação.Continua a disfrutar da melhor maneira possível o tempo que te resta e que continue tudo a correr bem.
Beijinhos.

 
At 2:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

És uma granda maluca!!! Tu tem cuidado com isso da sangria... come antes uma peça de fruta! então mas estás a gostar ou n? está ou não a ser uma experiência fantástica? Aposto que sim :)

Beijinhos grandes

 
At 4:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Catarina,
Mais um passo, mais um país, mais uma nova realidade.
Tendo em conta o desenrolar das tuas histórias e das tuas crónicas, dá a sensação que cada cidade é mais maravilhosa que outra.
Por este andar acho que dia 13 de Agosto vais perder o avião!!!!
Tenho notado pelo entusiasmo das tuas palavras que agora sim estás a aproveitar a tua viagem. Os primeiros dias são de habituação e quando já estás a entrar no ritmo é hora de ir para casa. Enfim... tudo o que é bom acaba depressa.
Mas, já que te restam poucos dias, só desejo que aproveites ao máximo o resto da viagem. Não te esqueças de guardar todas as histórias na memória, porque vou querer saber tudo, até aquilo que não escreves no blog.
Beijinhos grandes da amiga que já tem muitas saudades

 
At 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Recebi a tua sms, fico muito triste com aquilo q aconteceu ao Zé Manel, mas a vida é mesmo assim... Falando de coisas mais alegres, tenho reparado no entusiasmos das tuas crónicas que estás a adorar esta Aventura, fico muito contente. Continua a divertir-te muito, já estou com saudades.
A Madalena está aqui e quer brincar com o computador, expliquei-lhe que estou a enviar uma mensagem à tia Catarina que foi para outra terra no avião, ( ela adora ver os aviões a passar), ela respondeu a "quia" ( tradução: tia) eu disse que sim, e ela mandou beijinhos para o monitor.
Acabo assim com beijinhos da madalena e meus.

Sofia

 
At 6:47 da tarde, Blogger Ricardo said...

Viena é sem dúvida de cortar a respiração. Parece q ainda oiço os sons das flautas ao virar de cada esquina.

 
At 5:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso é que é!!!!Só aventuras!!!Quando voltas???quero ouvir tudo na primeira pessoa e ver as fotos, claro está!

Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home